Olá, meu nome é Hugo Baraúna, bem vindo ao meu blog!

Este blog nasceu como parte de um período sabático que comecei em março de 2020 (e onde continuo desde então). Essa etapa da minha vida começou logo após vendermos a nossa empresa para a Nubank, após 11 anos de uma bela jornada empreendedora.

Desde então, uso este blog para expressar duas coisas importantes para mim:

  • paixão por aprender
  • prazer por compartilhar

O que alguns dos nossos leitores estão falando

João Paulo Pacifico - CEO Ativista do Grupo Gaia, autor do livro "Onda Azul"

João Paulo Pacifico
"Conheci o Hugo no processo dele de transição de uma bem sucedida carreira na área de TI para uma incrível busca por autoconhecimento e ampliação da consciência.  Nesse blog ele compartilha conteúdos de qualidade que merecem ser lidos!"

Rodrigo Dantas - Co-founder e CEO da Vindi, autor do livro "Economia do acesso"

Rodrigo Dantas
Rodrigo Dantas
"Aprendo muito com o Hugo, sempre foi assim, desde que nos conhecemos pessoalmente. Este blog, materializa tudo o que acredito em tecnologia, gestão e filosofia."

Diego Eis - Head de Produtos Digitais da Sympla, autor do livro "Gestão Moderna de Produtos Digitais", entre outros

Diego Eis
Diego Eis
"Existem poucas mentes brilhantes nesse mercado de tecnologia e construção de produtos digitais e com certeza o Hugo é uma dessas poucas mentes. Com textos bem racionais, verdadeiros e fundamentados, aqui eu encontro ideias que me ajudam a ir mais longe e melhor."

Raphael Donaire Albino - Especialista em agilidade no Nubank e autor do livro “Métricas ágeis - obtenha melhores resultados em sua equipe”

"Tive a oportunidade de aprender diversas disciplinas com o Hugo nos tempos de Plataformatec que foram desde vendas, marketing, gestão e tecnologia, até assuntos ligados à vida, ao pensar e ao autodesenvolvimento. Fico feliz em saber que posso continuar aprendendo com ele através dos conteúdos partilhados neste blog."

Novo por aqui? Comece por estes posts

Primeiro recomendo um dos melhores textos que já escrevi até hoje: "Mais dinheiro ou mais tempo?"

Esse post reflete muito do que estou fazendo durante meu sabático: refletindo, lendo e me abrindo para novas ideias. De modo mais amplo, estou repensando o que é pra mim "uma vida que vale a pena ser vivida".

Depois disso, talvez você queira entender um pouco mais da origem deste blog, daí recomendo: "O fim de uma história é o começo de outra".

Nós ainda não nos conhecemos?

Não vou começar me apresentando através do que eu faço no trabalho (apesar de talvez ser isso que importa para você). Eu acredito que não sou (somente) o meu crachá. (e nem você deveria ser)

Então antes de tudo, sou ser humano. Mas além disso, sou e estou várias coisas neste momento. Filho, irmão, marido, pai de gatos, amigo, tocador de violão, engenheiro, programador, empreendedor, escritor, palestrante, marketeiro, vendedor, consultor, estudante, leitor e curioso.

Deu para perceber que não gosto de me definir através de apenas um aspecto da minha identidade? Desde já, convido você também a se pensar e se expressar por vários aspectos da sua individualidade, não apenas pelo seu diploma e emprego.

Tirado isso da frente, posso falar um pouco mais da minha carreira.

Do ponto de vista acadêmico, me formei em engenharia de computação pela Poli-USP, fiz um MBA executivo em finanças pelo Insper e atualmente estou cursando uma pós-graduação em psicologia positiva pela PUC-RS. Por aí já da para ter uma ideia sobre mim: eu adoro aprender. Inclusive um conceito que me inspira muito sobre aprendizado é o da polimatia.

Além de estudar e aprender, também adoro trabalhar. Sobre essa parte, praticamente 100% da minha carreira até hoje foi como empreendedor. Fundei a Plataformatec em 2009, que foi uma empresa de desenvolvimento e consultoria de software para startups de alto crescimento. A Plataformatec se tornou uma referência nacional e internacional nos seus nichos.

Nossos nichos eram Ruby, agile e Elixir. Criamos projetos open-source top 1 mundial na comunidade Ruby, publicamos 8 livros no Brasil e EUA e criamos uma linguagem de programação, o Elixir.

O Elixir é uma linguagem de programação criada em 2012 por um dos fundadores da Plataformatec. Ela é uma das únicas duas linguagens de programação criadas no Brasil que tem reputação e uso mundial. Um dos maiores orgulhos da minha carreira (e algo que nem imaginaria vivenciar, quando estava fazendo a matéria de compiladores na Poli).

Ao longo dos 11 anos de vida da Plataformatec, além de sócio-fundador, tive papeis em múltiplas disciplinas. Trabalhei na "parte técnica": desenvolvimento de software, gestão de projetos, liderança de times de desenvolvimento. E também na parte de negócios: montei a área de marketing, montei a área de vendas e liderei a unidade de negócios que servia nossos clientes dos EUA.

Após essa longa jornada, nossa empresa foi comprada pela Nubank, em janeiro de 2020. O que me levou para onde estou hoje.

Após a venda, decidi tirar um período sabático, que foi quando comecei este blog. E cá estamos, eu me apresentando para você.

Adoraria saber mais sobre você também:

  • O que te levou a ler meu blog?
  • O que você está buscando na sua vida neste momento? (dentro e/ou fora do trabalho)
  • Será que posso te ajudar?

Me manda um email e a gente conversa: hugo@hugobarauna.com 😉